Com a fabricação do último Chevrolet Impala, a General Motors abandona a categoria dos sedãs grandes nos Estados Unidos. O derradeiro exemplar saiu da fábrica de Detroit-Hamtramck, no estado de Michigan, depois de um processo de perda de espaço no mercado: apenas 45 mil unidades foram vendidas no país no ano passado, contra 311 mil carros em 2007, seu melhor ano neste século.
O fim do Impala é parte de um processo de eliminar modelos de baixa demanda ou pouco lucrativos, que também já cancelou ou anunciou o fim dos Chevrolets Cruze e Volt, o Buick Lacrosse e os Cadillacs CT6 e XTS. A fábrica que fazia o sedã agora será específica para veículos elétricos, incluindo a picape GMC Hummer EV, que será apresentada em maio e entrará em produção no ano que vem. Com a despedida da Chevrolet, o mercado de grandes sedãs será atendido por modelos como Ford Taurus (até que a empresa deixe de fazer sedãs), Chrysler 300, Dodge Charger, Kia Cadenza, Nissan Maxima e Toyota Avalon.
O nome Impala é um dos mais longevos da história da Chevrolet: foi usado de 1957 a 1985, de 1994 a 1996 e de 1999 até aqui, em total de 10 gerações. Na foto, o modelo Sport Coupe 1958.